PDUD #2
Compartilho aqui algumas Postagens dos Últimos Dias (PDUD) que publiquei nas minhas redes sociais.
Compartilho aqui algumas Postagens dos Últimos Dias (PDUD) que publiquei nas minhas redes sociais.“Como as big techs estão se alinhando ao setor militar americano”. Então as big techs dizem que se preocupam com liberdade de expressão e depois vão apoiar a indústria da guerra? É isso mesmo? (07/8/2025)
Trump chantageou o Brasil e depois arregou, porque viu que o governo brasileiro não se humilhou. Aparentemente ele não está muito preocupado com Bolsonaro, só quer sinalizar apoio às big techs. Mesmo assim a imprensa brasileira continua no habitual viralatismo. Coisa vergonhosa. (07/8/2025)
“EUA deixam quase 700 produtos brasileiros de fora do tarifaço de 50%”. Trump arregou, sim. Como a imprensa brasileira vai lidar com o vergonhoso viralatismo? (30/7/2025)
“Trump assina decreto que impõe tarifa de 50% ao Brasil”. O Trump blefou, o tarifaço ao Brasil veio desidratado. (30/7/2025)
“Em entrevista ao New York Times, Lula diz que pediu diálogo com Trump, mas que ninguém quer conversar”. Enquanto a imprensa brasileira fica no viralatismo, a imprensa estadunidense defende a postura do governo brasileiro diante dos arroubos do Trump. (30/7/2025)
“Lula deveria sair do palanque e ter a grandeza de ligar para Trump”. Por que ainda tem gente na imprensa brasileira insistindo que o Brasil deve ser subserviente ao Trump? Puro viralatismo. (29/7/2025)
“Febraban ressalta que o Pix contribui para a inclusão financeira”. Com rastreamento em tempo real do Pix, e consequentemente com perfil detalhado das pessoas, fica muito mais fácil para os bancos lucrarem ainda mais com seus serviços e sua agiotagem. (27/8/2025)
Que tal a gente aumentar a renda da população brasileira, criar efetivamente uma grande classe média, e consequentemente criar um grande mercado interno de modo que a economia não dependa das exportações de produtos primários? (31/7/2025)
“Moraes erra ao determinar prisão domiciliar de ex-presidente [Bolsonaro], e corte deveria reinstituir a garantia”. Será que a Folha está preocupada em emitir uma opinião com credibilidade, ou só quer agradar os mais diversos públicos? (06/8/2025)
“Tarcísio diz que prisão de Bolsonaro é absurda e que não houve crime”. Tarcísio subestima a inteligência da população brasileira, porque tá com medo de ser hostilizado pelo gado bolsonarista. Coisa vergonhosa. (05/8/2025)
Se os bolsonaristas acreditam que o Alexandre de Moraes está violando os direitos humanos no Brasil, eles deveriam recorrer à Corte Interamericana de Direitos Humanos e ao Tribunal Penal Internacional. Não faz sentido pedir intervenção do governo dos EUA. (01/8/2025)
A narrativa da Petra Costa [no filme Apocalipse nos Trópicos] é simplória porque ela simplesmente vai relacionando diversos fatos sem nenhum critério objetivo. Por exemplo, a ditadura civil-militar, a influência dos EUA, as missões evangélicas norte-americanas, a bancada evangélica, a teologia fundamentalista, o pastor Silas Malafaia, a eleição de Bolsonaro em 2018, a indicação de André Mendonça ao STF, e os episódios de 2022 e o 8 de janeiro de 2023. Estes fatos não estão necessariamente correlacionados. (06/8/2025)
A sensação após assistir ao filme [Apocalipse nos Trópicos] da Petra Costa é de que a nossa inteligência foi completamente subestimada. Uma narrativa pobre e simplória que não é capaz de captar a complexidade do cenário político brasileiro. (05/8/2025)
Eu tenho medo de assistir qualquer filme da Petra Costa, porque eu não quero perder o senso crítico. Não quero virar um moralistóide e defensor cego da esquerda petista. (27/7/2025)
“Missionaries using secret audio devices to evangelise Brazil’s isolated peoples”. Missões evangélicas utilizando mecanismos para violar as diretrizes da Funai e os direitos dos povos indígenas. Cadê a defesa dos povos indígenas por parte do governo Lula? (28/7/2025)
“Ipsos-Ipec: conservadorismo no Brasil recua em 2025”. Será mesmo que a população brasileira é majoritariamente conservadora? Uma população que é favorável ao desarmamento, aos direitos das mulheres e das minorias, aos direitos previdenciários, aos direitos trabalhistas, aos programas sociais, à distribuição de renda, ao SUS, à educação pública, à diminuição da jornada de trabalho, à taxação dos bilionários, etc. (01/8/2025)
Não seja uma Djamila Ribeiro. Saia do seu “lugar de fala” encalacrado e vá para algum lugar de diálogo e aprendizado mútuo. (01/8/2025)
“Tudo o que você aprendeu sobre o Brasil está errado”. Invariavelmente quem diz isto defende um revisionismo histórico rasteiro e pueril que não dialoga com as produções dos melhores pesquisadores. (28/7/2025)
Tem muita coisa errada na formação dos militares brasileiros e isto acaba promovendo gente completamente estúpida como Mario Fernandes, Braga Netto, Augusto Heleno, etc. As escolas militares precisam urgentemente seguir a LDB. (25/7/2025)
O governo federal [governo Lula] corta o orçamento da educação pública e dos livros didáticos, mas continua deixando de arrecadar bilhões com isenções de impostos para diversos setores e isenções para dividendos e grandes fortunas dos bilionários. Muito triste. (24/7/2025)
Gente, avisa o Haddad [ministro do governo Lula] que não faz sentido cortar 12 bilhões do orçamento da educação pública sendo que o governo federal concede isenções de aproximadamente 158 bilhões ao agronegócio e mais de 100 bilhões ao setor de eventos, entre outras. (24/7/2025)
Eu sei que tem fundação empresarial que culpa os professores pela baixa qualidade da educação pública [no Brasil]. Isto é enganoso e foge das questões centrais. No geral a qualidade do ensino público é ruim, sim, por falta de investimento público, falta de infraestrutura e falta de professores concursados com estabilidade e bons salários. O número de professores temporários com baixos salários cresceu assustadoramente nas redes públicas. (05/8/2025)
O problema da falta de qualidade das escolas públicas no Brasil não é por conta de falta de esforço dos servidores públicos ou por conta dos estudantes. Sei que há escolas públicas boas, principalmente as federais. Mas no geral a qualidade do ensino público é ruim, sim, por falta de investimento público, falta de infraestrutura e falta de professores concursados com estabilidade e bons salários. O número de professores temporários com baixos salários cresceu assustadoramente nas redes públicas. (05/8/2025)
Eu critiquei o fato de que o estudante pobre no Brasil não tem uma escola pública de qualidade para colocá-lo em contato com o mundo das artes, da cultura erudita, da ciência e da filosofia. Aí veio gente dizer que tem muito estudante que não quer estudar. Ou seja, permanece a ideia de que a população pobre não merece receber o melhor serviço público e a educação de qualidade. (04/8/2025)
No Brasil o estudante de classe média alta e elite vai a shows, exposições, museus, compra livros, viaja ao exterior, estuda nas melhores escolas com carga horária completa, reforço e disciplinas extracurriculares, e depois pode escolher o curso da sua preferência nas melhores universidades. O estudante pobre só tem a escola pública para de alguma forma minimizar todo o déficit cultural e educacional. (02/8/2025)
“Seis estados descumprem a carga horária mínima do Ensino Médio, aponta estudo [da Rede Escola Pública e Universidade]”. A reforma do ensino médio está ampliando as desigualdades educacionais no Brasil. Muito triste. (02/8/2025)
“Mulher morre após briga em show de música punk na zona oeste de SP”. É simplesmente nojenta a omissão das pessoas diante da violência. (07/8/2025)
Silas Fiorotti é antropólogo, pesquisador, professor, colunista, e palpiteiro. Coordenador do Projeto Diversidade Religiosa em Sala de Aula. Publica a newsletter Diversidade Religiosa Lá & Cá. Organizador do livro Histórias e Políticas em Contextos Africanos (2023).
